Capacitação integrada em gestão de projetos reúne servidores da SCTI, Semae e IMA
Treinamento abordou funcionalidades do Projeta SC, plataforma oficial para acompanhamento e execução de projetos do Governo do Estado. Foto: Divulgação/Semae
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) participou, na tarde desta terça-feira (18), de uma capacitação integrada sobre o Projeta SC, sistema inteligente de gestão de projetos do Governo de Santa Catarina. O encontro reuniu cerca de 30 servidores da própria Secretaria, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC), e foi ministrado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), fortalecendo a integração entre equipes e a disseminação da cultura de gestão de projetos na administração pública.
“Identificamos uma oportunidade de aproximar as equipes da ferramenta e mostrar a importância de uma gestão padronizada. Quando percebemos que teríamos uma quantidade expressiva de servidores interessados, buscamos integrar também os Núcleos de Projetos (Nuproj) dos demais órgãos, a fim de ampliar o alcance da capacitação. Nossa expectativa é que o uso da ferramenta aumente e gere ainda mais valor para gestores, gerentes de pastas e diretorias”, explica o Especialista de Projetos no Nuproj da SCTI, Guilherme Meirelles.
A capacitação teve o objetivo de apresentar as funcionalidades do sistema Projeta SC, demonstrando sua relevância como ferramenta estratégica para o planejamento, acompanhamento e execução dos projetos governamentais. Durante o workshop, os participantes puderam experimentar na prática como o uso da plataforma melhora a organização das ações, amplia a transparência pública e fortalece a tomada de decisões.
A programação foi conduzida pela palestrante Márcia Prim, representante do Escritório de Projetos do Governo de Santa Catarina (EPROJ/SEPLAN). Ela abordou temas como conceitos e metodologia de gestão de projetos, tour pelo sistema, além de atividades práticas e esclarecimento de dúvidas. Representantes das pastas também apresentaram iniciativas. Durante sua fala, Márcia destacou a importância do Projeta SC para a governança pública. Segundo ela, a gestão padronizada dos projetos do estado, aliada ao uso de tecnologia, garante eficiência, organização, transparência e foco nos resultados.
“Todo serviço, política ou melhoria entregue à população passa, direta ou indiretamente, por um projeto. Isso exige planejamento, organização, entrega e controle. Sem uma metodologia clara, corremos riscos desnecessários, perdemos o foco e não conseguimos mensurar resultados. Cada projeto representa um compromisso com o cidadão,ainda mais no trabalho realizado por órgãos como IMA, Semae e SCTI, que lidam com vidas, sustentabilidade e tecnologia, construindo confiança e bem-estar social”, destacou a doutora Marcia Prim.
A atividade teve como objetivo alinhar metodologias e fortalecer a cultura de gestão por projetos entre os órgãos que compartilham o mesmo edifício ou até mesmo projetos em comum, promovendo maior integração e otimização dos processos. Ao longo do encontro, também foram reforçados os princípios da governança aplicados à administração pública. A gestão de projetos, ao integrar planejamento, monitoramento e transparência, permite que iniciativas deixem de ser ações isoladas e passem a fazer parte de um sistema integrado, com metas, indicadores e acompanhamento contínuo. Entre os benefícios destacados estão: melhor uso dos recursos, aumento da eficiência, controle das entregas, estímulo à inovação e ampliação da transparência.

Sobre o EPROJ
O Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina (EPROJ) é a estrutura voltada para a gestão dos projetos estratégicos e do Plano de Governo estaduais, a partir das diretrizes da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). É responsável por adaptar a metodologia mundialmente conhecida (PMBOK) aos projetos públicos, padronizando e disseminando a cultura de gestão de projetos por todo o estado. Suas funções incluem elaborar e coordenar metodologias e ferramentas de gestão, unificar informações, apoiar o planejamento e controle dos projetos, facilitar decisões estratégicas e priorização de investimentos, além de estruturar os Núcleos de Projetos (NUPROJs) nas secretarias e órgãos estaduais. Suas atribuições estão definidas no Decreto nº 632/2020.
Sobre o Projeta SC
Desenvolvido pelo Governo do Estado, o Projeta SC é o sistema oficial de apoio à gestão dos projetos estratégicos e do Plano de Governo estadual. A plataforma permite acompanhar todas as etapas de um projeto do planejamento à entrega, oferecendo indicadores, relatórios e alertas de risco que tornam as decisões mais ágeis e assertivas. Entre suas funcionalidades estão monitoramento em tempo real, relatórios gerenciais, indicadores de desempenho, padronização de entregas, maior eficiência no uso de recursos e transparência ampliada.
A integração dos projetos promovida pelo EPROJ através do Projeta SC demonstra como a gestão padronizada, aliada à tecnologia, tem potencial para apoiar os órgãos na ponta, transformando iniciativas em entregas para a sociedade. O avanço na capacitação das equipes reafirma o compromisso do Governo de Santa Catarina com a evolução dos processos administrativos, a eficiência e a entrega de valor público. Com método, planejamento e foco em resultados, o Estado segue avançando e quem ganha é a população catarinense.