SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Soluções para o agronegócio...

Soluções para o agronegócio – Centro de Inovação de Rio do Sul recebe 6ª edição do SW

A 6ª edição do Startup Weekend Rio do Sul (SW) trouxe o tema “Agro”. Com o lema “Vamos cultivar em Marte”, o evento estimulou os participantes a criarem soluções inovadoras para à área que representa uma boa fatia da economia regional, o agronegócio. O SW aconteceu no último final de semana (26, 27 e 28/05), no Centro de Inovação Norberto Frahm (CINF).

O Startup Weekend é um evento mundial, criado pela Techstars, que tem como objetivo engajar os participantes a criarem uma startup em até 54h. Segundo o facilitador do evento, Hiro Miyakawa, vindo de Recife, “a partir de um dor real, neste caso com foco na proposta agro, as equipes precisam desenvolver uma solução mínima viável, e validar para apresentação do pitch final”, disse ele.

O que Miyakawa descreve ser uma das etapas fundamentais é a validação, pois é o momento em que as equipes precisam entrar em contato com as pessoas, para ter certeza que existe uma dor real e apresentar uma solução. “O pessoal vai conversar com agricultores, pessoas que estão inseridas nesse ambiente, para entender melhor o que seria a dor deles. Esse foco na problemática, dentro da região, é o que faz o SW ter sucesso e gerar boas ideias”, completou Hiro.

Victoria Philip (19), estudante no curso de produção multimídia, foi uma das participantes. A jovem contou que sua experiência foi muito positiva. “ O meu grupo está criando uma plataforma de gestão para economia familiar do agro. Essas 54h ainda chegam ser pouco tempo pro tanto de conhecimento que a gente aprende aqui”, afirmou a estudante.