SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Nome do Link
  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Diferenciais do setor de tecnologia e inovação de SC chamam...

Diferenciais do setor de tecnologia e inovação de SC chamam atenção de embaixadores do mundo árabe

A comitiva de embaixadores de cinco países do mundo árabe conheceu nesta segunda-feira, 5, um pouco do potencial do setor de tecnologia e inovação de Santa Catarina. Coube ao secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, apresentar aos representantes de Marrocos, Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Qatar e Kuwait os diferenciais do ecossistema de inovação do Estado, que é um dos que mais crescem no Brasil.

Em sua apresentação, o secretário estadual destacou os avanços do segmento que representa 7,5% do PIB, citou os investimentos do Governo do Estado para impulsionar ainda mais as empresas da área e falou sobre os diferenciais da Rede Catarinense de Centro de Inovação, que atualmente conta com 16 pontos de conexão. Além disso, durante os encontros, Fett fez a conexão entre empresas catarinenses de destaque com os embaixadores do oriente médio.

“O governo do Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello, nunca investiu tanto para fomentar o setor de tecnologia e inovação. Isso tem contribuído sobremaneira para que o ecossistema de inovação fique ainda mais forte. São inúmeras as oportunidades de conexão entre o mundo árabe e às empresas catarinenses que se destacam pelos investimentos em produtos e serviços com alto valor agregado. Essa aproximação é muito importante e deve gerar bons frutos”, ressaltou o secretário Marcelo Fett.

Estiveram presentes os embaixadores do Reino de Marrocos, sr. Nabil Adghoghi; dos Emirados Árabes Unidos, sr. Saleh Ahmad Salem Alzaraim Alsuwaidi; do Reino do Bahrein, sr. Bader Abbas Alhelaibi; do Estado do Qatar, sr. Ahmad Mohammed Al Shebani; e do Estado do Kuwait, sr. Talal Rashed Almansour. Eles estão em Santa Catarina desde o domingo, 4, e ficam até a quarta-feira, 7, para uma série de compromissos como visitas e reuniões nos polos tecnológicos como o Sapiens Parque, com empresários de diversos setores da economia, além de representantes da indústria, do comércio e do turismo catarinenses.

A visita a Santa Catarina também passou pelo trabalho realizado em Brasília pela Secretaria de Articulação Nacional. O contato com as embaixadas é fundamental para facilitar processos de aproximação e parceria.

“O governador Jorginho Mello teve um encontro anterior, em Brasília, com os embaixadores do Marrocos e do Bahrein e eles demonstraram esse interesse em vir para Santa Catarina, principalmente para conhecer a nossa área de tecnologia e inovação. Então o governador fez esse convite a eles e vieram cinco embaixadores. É a primeira vez que vêm cinco embaixadores para Santa Catarina, de uma vez só. E hoje esse encontro foi muito importante para o estado e também para os outros países, porque Santa Catarina desponta na área de tecnologia e inovação, já é reconhecida no Brasil e fora do Brasil”, explicou a secretária Vânia Franco.

Texto: ASCOM SCTI
Foto: ASCOM SCTI

Contato: ascom@scti.sc.gov.br