SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Conferência Estadual de CTI...

Conferência Estadual de CTI abre espaço para ideias e desenvolvimento catarinense

Imagem: Freepik

O evento é idealizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, junto com um comitê organizador composto por representantes da sociedade, academia, setor empresarial e governo.

O principal objetivo é a elaboração de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina visando o desenvolvimento sustentável do País e constituindo uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, destaca que a Conferência é um evento importante para promover o diálogo, a colaboração e o desenvolvimento de novas ideias e proposição de debates sobre temas que impulsionam o progresso e o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. “Trata-se de um importante encontro dos líderes regionais que atuam no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação para a elaboração de diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do Ecossistema de CT&I.”, enfatiza Fett.

A abertura oficial será dia 3 de abril, às 18h , na ACATE Primavera em Florianópolis. A programação inclui a formação de grupos de trabalhos, exclusivos para convidados que representam as 4 hélices: governo, academia, sociedade civil e empresas. Paralelo a estes encontros, acontecerão as conferências livres, onde os participantes têm a liberdade de discutir e debater sobre diferentes temas de forma informal e aberta. Esse formato proporciona um ambiente dinâmico e colaborativo, onde as trocas de conhecimento são incentivadas visando a construção coletiva de conhecimento.

O encerramento, aberto ao público, será no dia 4 de abril, quinta-feira, com a apresentação dos resultados dos grupos de trabalhos a partir das 14h. Logo mais, às 16h, serão apresentados os resultados das Conferências Livres com a participação de representantes dos Centros de Inovação de Santa Catarina.

A sétima edição da CECTI irá gerar um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento deste ecossistema, conforme o disposto no Decreto nº 2.372, de 9 de junho de 2009, que regulamenta a Lei nº 14.328, de 15 de janeiro de 2008 (Lei da Inovação de Santa Catarina). “Eventos como este são fundamentais para promover a troca de ideias, fomentar a inovação e impulsionar o desenvolvimento do estado. A diversidade de opiniões e o compartilhamento de conhecimento contribuem significativamente para a construção de um futuro tecnológico e científico mais promissor para nossa sociedade”, destaca Diogo Quintino, diretor da SCTI e presidente do Comitê Organizador.