Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

1. Início
  5. Encontro de gerações durante...

Encontro de gerações durante hackathon no Centro de Inovação Blumenau

Um encontro de gerações, com troca de conhecimentos, experiências e muito aprendizado pessoal. Assim foi o primeiro Hackathon do projeto de Inovação Social “De Guru para Guri”, realizado no Centro de Inovação Blumenau (CIB).

Foi possível ver rostos emocionados, tanto dos adolescentes convidados para esta turma piloto, quanto dos gurus – idosos acima de 60 anos que dedicaram tempo e vontade para auxiliar na construção de saberes do grupo.

Neste primeiro momento, o projeto impactou alunos de duas escolas da cidade de Indaial: Escola de Educação Básica Prefeito Germano Brandes Júnior e Escola Básica Municipal Professor Mario Bonessi. O grupo composto por cerca de 50 adolescentes começou as atividades no dia 29 de junho, na estreia do projeto, no CIB.

“O Hackathon foi o momento de compartilhar todo este conhecimento. Denominamos o evento de ‘EnvelheSER’, momento em que os alunos tinham que criar desafios voltados para a longevidade, ou seja, soluções direcionadas a pessoas com 60+”, explicou a idealizadora do projeto Malvina Ribeiro, também embaixadora de inovação do Conecta AMVE Indaial.

“Esta foi a turma piloto do projeto que está dando os primeiros passos e tem tudo para criar cada vez mais corpo. Estamos buscando alinhar ações para levar a iniciativa para outras cidades e quem sabe, para todo o Estado”, disse o presidente do Centro de Inovação Blumenau, Udo Schroeder.

O Projeto

Iniciativa do Centro de Inovação Blumenau por meio de projeto de Inovação Social, o “De Guru para Guri” tem a parceria direta do Conecta AMVE Indaial, por meio da atuação dos Embaixadores de Inovação. O projeto tem como missão promover e fortalecer os laços intergeracionais através da troca de experiências e do uso de tecnologias. A ideia é criar uma ponte entre jovens e idosos, que muitas vezes têm dificuldades de se comunicar e entender um ao outro.