SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Evento debate internacionalização de...

Evento debate internacionalização de empresas do setor de tecnologia e inovação

O evento Você Global aconteceu nesta quarta-feira, dia 12 de julho, sede da empresa Venture Hero, uma aceleradora de negócios, em Blumenau. A iniciativa reuniu líderes empresariais e do governo para discutir e compartilhar métodos eficazes de expansão global.

O Secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, ressaltou a importância da internacionalização dos negócios para o crescimento econômico da região. E comentou sobre a recente aprovação da reforma tributária que, da maneira como foi aprovada, penalizará empresas de tecnologia e a competitividade da economia como um todo. “O aumento dos impostos penaliza demais um setor que emprega muita gente, que é transversal em todos os setores da economia. Estamos liderando uma força tarefa para mudar alguns pontos cruciais da reforma na tramitação no Senado Federal ”, destacou.

Fett também apresentou o programa SC Inovadora, que está sendo desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e será implementado pelo Governo do Estado. O secretário explicou sobre o programa Pronampe Inovação, que irá financiar investimentos no setor. “Hoje existe pouco financiamento para as iniciativas inovadoras”, destacou. Fett citou a questão da garantia, que costuma ser o grande gargalo. “O país precisa desenhar um conjunto de fontes de financiamento para iniciativas de ciência, tecnologia, mas principalmente de inovação e quando o Estado oferece garantias, pagará uma parte dos juros. Assim os empresários poderão se dedicar especificamente à atividade, sem se preocupar com o custo para isso”, falou.

Importantes nomes do ecossistema também apresentaram palestras que contribuíram para o debate sobre internacionalização, como Thiago Raitez, CEO da Father Estratégias Internacionais, Jorge Rohden, CEO da Rohden Portas e Painéis, Bruno Brandão, CEO da Lince Participações e Empreendimentos e Felipe Galotti, representante do Sebrae.

A internacionalização consiste em tornar os produtos e serviços das empresas o mais adequados possível, para que possam ser aceitos facilmente em diferentes mercados.