SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Formatura do Entra21 marca...

Formatura do Entra21 marca transformações e oportunidades na área da tecnologia e inovação

Governador Jorginho Mello e secretário Marcelo Fett destacam importância do programa apoiado pelo Governo do Estado

Na noite desta quinta-feira, 29 de fevereiro, o teatro Carlos Gomes, em Blumenau, foi palco da formatura de quase 500 alunos que completaram a 18ª edição do programa Entra21. Entre eles estava Felix Oliveira, um jovem de 24 anos que passou por uma mudança significativa em sua vida este ano.

Estudante de marketing e design no Entra21, Felix viu sua formatura como uma realização pessoal mas também como um marco na sua vida profissional. “O Entra21 abriu portas para minha carreira. Comecei a prospectar clientes e agora, além do projeto Olympo Studio, presto consultoria de marketing para clientes particulares”, compartilhou o formando.

A solenidade celebrou os quase 500 formandos e também destacou o compromisso contínuo do programa em capacitar jovens para o mercado de tecnologia. Com o apoio da prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, o programa Entra21 expandiu seu alcance e influência. Há dois anos, além de Blumenau, as aulas acontecem também em Timbó, Joinville, Itajaí, Florianópolis e Lages.

A estadualização do programa reflete o compromisso em formar capital humano para a nova economia.
“Um dos papeis do governo é garantir oportunidades para nossos jovens, como iniciativas que investem na formação profissional, no futuro dos catarinenses. E o mercado de tecnologia é um que hoje está cheio de chances pra começar uma carreira de sucesso”, enfatiza o governador Jorginho Mello.

“O apoio ao Entra21 é uma das formas de atender à necessidade do mercado e garantir que mais jovens de Santa Catarina tenham a oportunidade de se capacitar para o mercado de tecnologia e inovação do Estado, do Brasil e até mesmo do mundo”, afirmou o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Marcelo Fett, que representou o governador no evento.

Bruno Tiergarten, presidente da Blusoft/Acate, ressaltou a importância do programa em preparar os alunos para a apresentação às empresas e a subsequente contratação, transformando teoria em prática. A expectativa reside na abertura de uma nova turma no próximo semestre. “Para isso, a Blusoft/Acate está conduzindo uma pesquisa de mercado para identificar as maiores demandas/tecnologias necessárias pelas empresas”, explicou Tiergarten.

“A Prefeitura é a grande parceira do programa, aumentando o investimento ano a ano, pois sabemos a transformação que o Entra21 proporciona para centenas de famílias por edição. Desde a primeira turma do programa, faço questão de estar presente na aula magna e também na cerimônia de formatura. Sei que para os jovens é um momento especial e ver a felicidade em seus rostos é vislumbrar também o futuro da cidade em boas mãos”, destacou o Prefeito Mário Hildebrandt.

Além dos quase 500 formandos, a edição 2023 do Entra21 formará mais 1.800 alunos em todo o Estado, no mês de abril. As turmas estão imersas no aprendizado de três linguagens de programação: C#, Java e Python. Com as trilhas EAD, o Entra21, o maior programa de formação TECH, está ampliando o conhecimento na área de TI em todo o estado, gerando mais oportunidades de trabalho em Santa Catarina.