SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Governo do Estado apresenta...

Governo do Estado apresenta soluções inovadoras para gestão pública no Summit Cidades

Foto: Divulgação / Ciasc

Mais do que um hub de inovação do governo catarinense, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) leva integração de dados, guarda de documentos, conectividade e serviços aos entes públicos que buscam soluções tecnológicas. E essa sua atuação é destaque até o dia 26 de junho, durante a participação no Summit Cidades, em Florianópolis. 

No espaço dedicado ao Governo do Estado, a empresa pública apresenta algumas das soluções referência em seu portfólio. Uma delas pode ser percebida no dia a dia dos cidadãos, como é o caso da conexão wi-fi presente nas escolas da rede pública de ensino de Joinville. Ao todo, 165 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) contam com 2.160 antenas (rádios) que permitem o acesso ao wi-fi nas salas de aula. O projeto, inclusive, serve de modelo e está sendo estudado para ser implantado em outras regiões do estado. 

Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversas soluções oferecidas pelo Ciasc, dentre elas estão o Talonário Eletrônico e o Sentinela.

O Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA), em uma parceria inédita com a empresa pública, apresenta com o Talonário Eletrônico uma funcionalidade que promete agilizar o trabalho dos agentes de segurança, por meio de uma plataforma de gestão integrada às bases de dados nacional e estaduais; pesquisa dinâmica por termos na descrição da infração; sistema antirroubo com envio de alertas e bloqueio de aparelho. 

Já o Sentinela foi desenvolvido como uma ferramenta epidemiológica que, devido à sua versatilidade e eficácia, teve sua aplicabilidade expandida para diversos outros setores da administração pública. Ela emprega técnicas avançadas de inteligência artificial para realizar predições detalhadas usando análise temporal, desde o nível macro até o micro, permitindo a identificação de padrões e surtos epidemiológicos, além de analisar tendências e efeitos sazonais de condições ou doenças, compreendendo a particularidade de cada uma. 

“Além de seu papel na saúde pública, o Sentinela demonstrou grande potencial em setores como educação, onde pode investigar as causas das ausências escolares, e na economia, analisando dados de empregabilidade e a dinâmica econômica de regiões específicas. Ela cria análises detalhadas sobre a eficácia das políticas públicas, sugerindo causas subjacentes para os problemas identificados e enviando notificações proativas para os gestores. Com a capacidade de simular cenários territoriais e fornecer uma compreensão aprofundada dos fatores que influenciam cada área, a plataforma Sentinela se estabelece como uma ferramenta essencial para uma gestão mais eficiente e informada”, enalteceu o vice-presidente Institucional, Nilson da Rosa.

Para o vice-presidente de Mercado do Ciasc, Tiago Moraes, o Summit Cidades é uma ótima oportunidade de aproximação, troca e de levar ao público as ações feitas pelo Ciasc nestes quase 50 anos de referência em tecnologia e inovação. “Estamos orgulhosos de apresentar nossas soluções inovadoras e novas parcerias no Summit Cidades deste ano, demonstrando nosso compromisso em fortalecer a infraestrutura tecnológica e a eficiência operacional do setor público. Atuamos como um Hub de Transformação Digital, atuando no fortalecimento e no fomento à inovação nas instituições de governo”, afirmou.

Para mais informações sobre as soluções oferecidas pelo Ciasc, visite o estande do Governo do Estado no Summit Cidades ou acesse www.ciasc.sc.gov.br

TwitterEmailWhatsApp