SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Governo do Estado debate...

Governo do Estado debate inovação na agroindústria alimentícia

Integrantes da Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina, ASAA, apresentaram nesta quarta-feira, dia 14 de junho, na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, ideias inovadoras que estimulam e agregam valor para o produtor rural, bem como aumentam geração de impostos e desenvolvimento da economia. Eles estiveram reunidos com o secretário da pasta, Marcelo Fett, e com o secretário da Agricultura, Valdir Colatto.

Para Fett, foi momento de escutar os associados e ver de que forma o governo pode contribuir. “Inovação sempre é bem vinda como parte do motor do desenvolvimento econômico. Depois desta primeira conversa, vamos evoluir as tratativas para ver quais os mecanismos do governo podem ser utilizados e verificar a viabilidade”, analisou.

Colatto destacou o potencial da agroindústria catarinense. “É muito válida esta parceria entre as secretarias com objetivo de buscar soluções para ajudar as pessoas e fomentar geração de renda e desenvolvimento ”, destacou o secretário.

“A Associação trabalha com o propósito de buscar alternativas para estimular os produtores de forma coletiva e acreditamos na inovação como um caminho para isto”, destaca Wolmir de Souza, presidente da ASAA.

Um dos principais assuntos foi a criação de alternativas para a produção do soro do leite em pó na região Oeste, um material com alto valor de mercado. O preço médio de venda o soro em pó é de R$ 9,8/kg. Dez litros de leite produzem, aproximadamente, 1 quilo de queijo e 9 litros de soro. “Estamos abrindo um debate para ver de que forma o Governo do Estado pode ser parceiro neste projeto que traz esperança aos pequenos produtores”, explicou Wolmir.