SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Governo do Estado lança...

Governo do Estado lança ação sobre conscientização de segurança digital

Para orientar e conscientizar a população dos riscos e cuidados com a segurança dos dados na internet, o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) criaram uma ação de comunicação colaborativa. A ideia é utilizar diferentes canais de divulgação, especialmente as redes sociais, para levar informações aos cidadãos e passar dicas simples de como se proteger no espaço online.

O primeiro tema abordado é a autenticação de dois fatores, que reforça a segurança contra invasões ao exigir uma segunda informação (além da senha do usuário) para acessar contas de e-mail, WhatsApp, Instagram, entre outras. Também estão previstos materiais com orientações sobre criação e atualização de senhas, cuidados para se proteger de golpes digitais, medidas para evitar vazamento de dados e exposição da privacidade.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, explica que um dos objetivos da Secretaria é contribuir para que o cidadão utilize a tecnologia a seu favor. “Esta ação traz dicas com credibilidade para auxiliar os cidadãos sobre como estar mais seguro no universo online”, destaca.

O presidente do CIASC, Félix Fernando da Silva, comentou sobre a importância de ações como esta que a empresa pública está realizando com a SCTI. “Temos um compromisso com o governo e a sociedade catarinense na entrega de produtos e serviços que facilitem a vida das pessoas. Também queremos contribuir para que elas estejam protegidas contra qualquer tipo de risco ou ameaça online, porque cada vez mais os serviços estarão no ambiente digital”, destacou.

A ação de comunicação sobre segurança digital está disponível nos canais oficiais de comunicação do CIASC e da SCTI. No Instagram, os endereços são, respectivamente: @ciasc_gov @scti.sc