SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

1. Início
  5. Governo do Estado participa...

Governo do Estado participa de encontro sobre Cidades Inteligentes

Governo do Estado esteve presente no encontro sobre Cidades Inteligentes: Oportunidades para a Indústria, governo, negócios e pessoas, realizado nesta quinta-feira, 13, na sede da Fiesc. O debate teve a participação do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de SC, Marcelo Fett, do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; do CEO do iCities, Beto Marcelino, e mediação do presidente da Câmara de Smart Cities da Fiesc, Jean Vogel.

Smart city é um território que se desenvolve de forma planejada, proporcionando aos seus usuários um ambiente eficiente, que utiliza tecnologias combinadas e impulsionadas por políticas públicas para se constituir em uma plataforma de desenvolvimento para pessoas e negócios. Mais do que infraestrutura e tecnologia, uma cidade inteligente oferece um ambiente integrado de inovação, educação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Em sua fala, o secretário Marcelo Fett apresentou os principais pontos do programa Santa Catarina Inovadora e destacou a relação das ideias com a proposta de cidades inteligentes. “Depois de muito estudo, chegamos à conclusão que, se colocássemos o setor produtivo no centro da estratégia de inovação no estado, a gente conseguiria aumentar o volume de investimentos e os recursos materiais, intelectuais e econômicos. A estratégia de inovação está sendo ancorada no setor produtivo”, explicou. No campo da conectividade, elemento essencial para fomentar as cidades inteligentes, a iniciativa do governo prevê que 246 municípios catarinenses sejam contemplados com a tecnologia 5G até 2028.

O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria, Diogo Quintino, também participou do evento presencialmente.

O diretor de inovação e competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates, disse que smart cities é um tema estratégico para a entidade e que envolve diversos setores industriais. “Não há cidade no mundo que não pense nos desafios que têm pela frente, seja para ser mais inteligente no uso dos recursos naturais, seja para planejá-la para ser mais eficiente e atrair novos investimentos”, destacou.

A iniciativa do evento é da Câmara de Cidades Inteligentes da Fiesc e da Academia Fiesc de Negócios.