SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

Você está em
Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Nome do Link

Governo do Estado participa do Startup Summit, um dos principais eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina

Em um estande conjunto, Fapesc, SCTI e Sicos irão interagir com o ecossistema de inovação. (Foto: Arquivo/Secom)

O Governo do Estado de Santa Catarina vai estar próximo, mais uma vez, do ecossistema de inovação no âmbito estadual, nacional e internacional. De 27 a 29 de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), terão um estande no Startup Summit 2025. O evento, considerado um dos mais importantes em inovação e empreendedorismo da América Latina, deve reunir, em seus três dias, mais de 10 mil pessoas no Centro de Convenções do Sul (CentroSul), em Florianópolis.

É o segundo ano consecutivo que Fapesc, SCTI e Sicos representam o Governo do Estado em um estande conjunto para receber participantes do evento, interagir, ouvir as demandas e tirar dúvidas. Além da equipe da fundação e das secretarias, representantes de entidades e órgãos parceiros estarão no estande para dialogar com o público.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, considera a participação no evento uma importante iniciativa para entender as demandas do ecossistema de inovação. “A Fapesc é a maior fonte de fomento público para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação em Santa Catarina. Os editais apoiam desde projetos de pesquisa científica até de desenvolvimento de produtos, serviços e processos de empresas, sejam micro, pequenas ou médias, além de ser responsável pelo incentivo à criação de startups em diversos segmentos. Estar em um dos maiores eventos de inovação e empreendedorismo da América Latina nos faz ficar cada vez mais perto do ecossistema de inovação e entender suas demandas e estágios. Estamos muito entusiasmados em participar novamente do evento”, salienta o presidente da Fapesc.

O Startup Summit representa o dinamismo do ecossistema de inovação catarinense e a força da colaboração entre governo e instituições comprometidas com o futuro do estado, trabalhando juntos para transformar ideias em soluções, startups em empresas consolidadas e talentos em protagonistas da nova economia. A SCTI tem assumido um papel estratégico no desenvolvimento desse ecossistema, com políticas públicas voltadas à inovação, à pesquisa aplicada e à formação de capital humano. E é justamente essa sinergia, impulsionada pela visão estratégica do governador Jorginho Mello, que faz de Santa Catarina um dos estados mais inovadores do país”, afirma o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy.

Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, o evento será fundamental para reforçar a proximidade entre o Governo do Estado e o ecossistema de inovação. “Santa Catarina é um estado diferenciado, empreendedor por natureza, e um grande polo de tecnologia e inovação. O Startup Summit 2025 será uma excelente oportunidade para apresentar os incentivos que o estado possui para apoiar o desenvolvimento econômico e o crescimento das empresas. Com a parceria do Governo do Estado, o setor só tem a crescer”, afirma Dreveck.

O Startup Summit é realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e pelo Sebrae Startups. O Governo do Estado de Santa Catarina é parceiro estratégico do evento, que oportunizará espaços para negócios e conexões e contará com mais de 200 palestrantes, que abordarão assuntos como as tendências do mercado nacional e internacional.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / foto: arquivo secom