SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Innova Festival debate mobilidade...

Innova Festival debate mobilidade e sustentabilidade em busca de cidades inteligentes

Evento reúne especialistas e agentes de inovação para discutir o desenvolvimento urbano sustentável em Jaraguá do Sul.

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Novale Hub – Centro de Inovação recebe a segunda edição do Innova Festival, dessa vez voltado para o tema “Smart Cities – Mobilidade e Sustentabilidade”. O evento promete reúne agentes públicos, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas áreas que desejam debater e explorar como as cidades inteligentes estão moldando o futuro. O festival é parte integrante da programação de aniversário dos cinco anos de operação da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, mantenedora do Novale Hub.

O Innova Festival oferece uma plataforma de troca de experiências, amadurecimento de iniciativas e contribuiu para o avanço das discussões sobre mobilidade e sustentabilidade urbana. O evento reúne pessoas interessadas em inovação, empreendedorismo, tecnologia e sustentabilidade, além daqueles que têm um interesse particular em fazer de Jaraguá do Sul uma referência em cidades inteligentes.

O CEO do Novale Hub, Nelson Netto, destaca a importância do evento para a cidade, afirmando que “o Innova Festival mais uma vez coloca o Novale Hub no destaque das discussões sobre sustentabilidade, inserido no contexto do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), que é fundamental nos dias de hoje para as empresas e organizações que buscam um desenvolvimento mais consciente e sustentável.”

A agente de inovação, Cristiane Fonseca, ressalta a relevância dessas discussões: “O Innova Festival é um espaço único para a comunidade jaraguaense e região trocar experiências e conhecimentos sobre mobilidade e sustentabilidade, temas essenciais para o desenvolvimento das cidades inteligentes.”

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita através do link disponível no site da ACIJS (http://acijs.com.br/agenda/inscricao-2o-innova-festival-no-novale-hub-de-jaragua-do-sul/).

A programação do Innova Festival conta com dois dias de palestras, incluindo sessões simultâneas em uma sala principal e salas paralelas, abordando os temas de smart cities, mobilidade elétrica e desenvolvimento urbano sustentável.

Os três temas principais – Desenvolvimento Urbano Sustentável, Smart Cities e Mobilidade Elétrica – serão explorados em cada painel, iniciando com uma palestra de um representante da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul, seguida por uma mesa redonda em que especialistas aprofundarão práticas aplicadas, tendências e uma visão sobre o futuro desejado.

O evento encerra a programação de aniversário da Associação Centro de Inovação, que foi celebrado durante os meses de outubro e novembro. “Tivemos uma construção comunitária, com o Fríxtik da Inovação no mês passado e a inauguração do NIT Schroeder e o Agita Novale agora em novembro. Para encerrar a programação, nada mais adequado que discutir o futuro das nossas cidades”, afirmou o Head de Comunicação, Gabriel Vieira.

Organizado pelo Novale Hub – Centro de Inovação, pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e UniSenai, o Innova Festival Smart Cities – Mobilidade e Sustentabilidade conta com o apoio de Acijs, Acias, Apevi, Amvali, Prefeitura de Jaraguá Do Sul, Câmara Temática Smart Cities da Fiesc, Weg, Griffie, Fundação Certi, Preddita, Full Charge, Sesi Senai, IG Energia Solar, Celesc e Intelink.