Márcia Battistella é homenageada com a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli
Primeira medalha entregue pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação reconhece os 16 anos de trabalho e dedicação da servidora responsável pelo projeto Novos Talentos – Fotos: Divulgação/SCTI
Exímia capacidade técnica, precisão, comprometimento e responsabilidade são pilares do trabalho diário de Márcia Regina Battistella. A servidora pública, responsável pelo projeto Novos Talentos, do programa SC Games, foi homenageada com a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, nesta segunda-feira, 24. Márcia é a primeira integrante da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) a receber o reconhecimento. Com 16 anos de dedicação à área, Márcia foi escolhida por, sobretudo, formar cidadãos e gerar oportunidades para os jovens catarinenses por meio da educação.
A solenidade ocorreu no auditório da SCTI, com a participação dos secretários Edgard Usuy e Nícola Martins e do coordenador do programa SC Games, Heleno Orlandino, que prestaram homenagens à servidora, com a entrega do diploma e medalha de mérito. Familiares e amigos de Márcia, além dos demais servidores da Secretaria, acompanharam o momento de reconhecimento.
Durante a cerimônia, o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, destacou o comprometimento de Márcia em sua função, o olhar visionário com o ecossistema de games e o impacto do seu trabalho na vida dos jovens catarinenses. “Esse momento é muito especial. De uma forma democrática, identificamos e reconhecemos o trabalho de Márcia. A professora é um exemplo de resiliência, compromisso e cuidado com o serviço público e, sobretudo, com o futuro de Santa Catarina. Em 16 anos de dedicação, a resiliência de Márcia é inspiradora: a servidora acredita na política pública que olha para o futuro dos jovens catarinenses. Com ela, temos um exemplo diário ao nosso lado de impacto e legado em nosso estado”, afirma.
Há poucos dias como secretário adjunto de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nícola Martins já pôde conhecer de perto o trabalho desempenhado por Márcia Battistella. “Em nome de todos os servidores, agradeço todo o trabalho e dedicação prestados com excelência para o cidadão catarinense. Somos gratos, também, por todo o esforço que, com certeza, você continuará exercendo para alavancar o setor da ciência, tecnologia e inovação no estado”, destaca.
“A professora Márcia é pioneira, resiliente, mestre que ensina, quem aponta o caminho. Se hoje Santa Catarina é referência nacional em políticas públicas no cenário de games, deve-se ao esforço e dedicação de Márcia. A servidora já formou mais de duas mil pessoas para fazer parte do ecossistema, demonstrando o grande impacto que o seu trabalho possui para o estado”, reconhece Heleno Orlandino Junior, coordenador do programa SC Games.
Márcia Battistella está à frente do projeto Novos Talentos, que integra o programa SC Games. A iniciativa capacita jovens, de 9 a 17 anos, em programação, arte e game design, com aulas presenciais e gratuitas. O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela tecnologia e estimular o desenvolvimento de competências digitais, contribuindo para o crescimento da indústria de jogos em Santa Catarina.
Ao todo, mais de dois mil alunos foram formados nos cursos oferecidos pelo projeto, contribuindo para a expansão do mercado de jogos digitais através da educação. Apenas no ano de 2025, Márcia conduziu o Game Jam Mirim, maratona de criação de jogos voltada para jovens talentos da tecnologia; esteve à frente da comitiva catarinense, em parceria com a Univale, na Gamescom Latam – edição latina do maior evento global de games, expondo o SC Games e atraindo empresas para o ecossistema do estado; participou do SBGames, o maior evento acadêmico da América Latina na referida área, com o artigo do projeto Novos Talentos.
Em seu discurso de agradecimento, Márcia destacou a importância da dedicação e do trabalho em equipe. “É com profunda emoção que recebo essa medalha. Agradeço a todos que reconhecem nesse gesto a importância do serviço público comprometido e humano. Carregar o nome de Alice Guilhon Gonzaga Petrelli é muita responsabilidade. Essa medalha lembra que nosso trabalho só faz sentido se tiver impacto na vida das pessoas. Minha passagem pela área é guiada pela esperança que políticas públicas impactem os cidadãos. Eu compartilho esse reconhecimento com todos os colegas e com as equipes que tive ao meu lado. Nada se constrói sozinha. Servir é um ato de coragem e essa homenagem reforça meu compromisso com para que a ciência, tecnologia e inovação abram portas para as crianças e jovens em Santa Catarina”, declarou.

Sobre a medalha
Por meio dos decretos nº 333 de 29/06/99 e nº 2.733 de 03/08/01, foi criada a Medalha do Mérito Funcional – Alice Guilhon Gonzaga Petrelli (pelo mérito de ser a primeira mulher admitida na carreira do funcionalismo público estadual e pelo ano de seu centenário de nascimento), que homenageia o servidor público que se destaca pelo zelo, dedicação e presteza na sua área de atuação e nas causas de interesse público.