Novos talentos: projeto do governo estimula conhecimento sobre tecnologia de jogos
Foto: formatura de turma SC Games – arquivo
O SC Games, projeto do Governo de Santa Catarina, oferece de forma gratuita para crianças e adolescentes uma nova abordagem para o universo de jogos, além de um direcionamento correto em relação ao uso das tecnologias.
O projeto é coordenado e desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao longo de sua história já foram ofertadas aulas de robótica, programação, iniciação em jogos, arte, design, oficinas, workshops e palestras, cujo objetivo foi auxiliar a formação dos mais de 2 mil alunos de escolas públicas que passaram pelo projeto. “As crianças deixam de ser apenas usuários dos jogos para programar e preparar a sua própria arte que também serve para diversos ramos de atuação”, conta Márcia Battistella, coordenadora pedagógica.
Uma das novidades para a edição de 2024 é a volta das aulas presenciais e o oferecimento de cursos em formato híbrido ( parte online e parte presencial ). O SC Games também possibilita o crescimento deste nicho através do apoio do Estado, além de capacitar e encaminhar mão de obra para a indústria de “games”. “Queremos tornar o Estado um polo de games, atraindo empresas, eventos e fomentando o interesse neste mercado em expansão”, destaca Heleno Orlandino Martins Junior, Gerente de Rede Catarinense de Centros de Inovação.
O projeto Novos Talentos é uma das ações do Programa SC Games. “Oferecemos cursos gratuitos para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos programação, arte e game design para jogos”, explica Márcia.
A iniciativa tem a parceria do CIASC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina). Uma ampla sala dentro da sede da entidade, no bairro Santa Mônica em Florianópolis, já começou a ser reformada para acolher os integrantes do projeto que terão aulas presenciais. “Estamos muito felizes em receber novamente o projeto Novos Talentos no CIASC. O local será criado em sintonia com a necessidade dos alunos, de forma acolhedora e que estimule ainda mais o aprendizado”, destaca Nilson Rosa, vice-presidente institucional do CIASC.
O programa SC Games também foi desenvolvido com foco em despertar o acesso a tecnologia com foco em futuras oportunidades de trabalho. Santa Catarina é um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Queremos estimular este crescimento , como uma aposta nas competências da população e nas empresas do estado”, conclui Heleno.
A previsão é que as aulas iniciem em abril. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: scgames.adm@gmail.com