SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Parque Desbravalley destaca o...

Parque Desbravalley destaca o desenvolvimento do ecossistema do Oeste e seu crescimento em SC

Inovação, tecnologia e conhecimento possuem como sinônimos: desenvolvimento econômico, qualidade de vida, progresso e evolução. Todas essas características estão presente no Parque Desbravalley na Efapi 2023.

Um dos apoiadores do evento é o Governo do Estado de Santa Catarina. Em visita ao espaço, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett afirma que o Desbravalley é um espaço surpreendente. “Sempre falo que, dentro dos ecossistemas de inovação do estado, o mais fértil talvez seja o de Chapecó. Participar de um evento como esse, de um espaço importante para conhecer as iniciativas e construir políticas públicas mais aderentes com a maturidade com o nível de desenvolvimento, com a capacidade de geração de conhecimento, de inovação da região de Chapecó é extremamente positivo”, declara o secretário.

Fett afirma que um dos desafios do setor é a formação humana, não apenas do setor de tecnologia, mas do setor tradicional também. A outra frente de trabalho é sobre o financiamento. “Tem muitas iniciativas e para isso é preciso ter um conjunto de financiamentos para que os empreendedores possam efetivamente desenvolver suas ideias ou então ampliar as iniciativas já em desenvolvimento”, frisa.
O secretário enfatiza que é necessário mostrar à sociedade a importância da inovação e de como a tecnologia impacta positivamente no dia a dia. Neste sentido, reforça as ações da secretaria na condução dos processos. “A secretaria surge para atuar basicamente em duas frentes. Primeiro na promoção do desenvolvimento econômico e o segundo ponto na atração de investimentos, infraestrutura de projetos estratégicos e internacionalização de empresas. Enfim, um conjunto de ações articuladas, cujo objetivo é melhorar o ambiente de negócios e potencializar todas essas iniciativas, a exemplo do que encontramos na região de Chapecó”, finaliza.

Parque Desbravalley

O espaço colaborativo é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vaccaro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.