SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Pollen parque comemora dois...

Pollen parque comemora dois anos de impactos no oeste catarinense

Durante o mês de maio, o Pollen Parque Científico e Tecnológico comemora dois anos de atividade. Mantido pela Fundeste/Unochapecó, a estrutura é responsável por estabelecer a conexão entre o conhecimento, os negócios, a sustentabilidade e o desenvolvimento humano. O Pollen Parque ajuda a impulsionar projetos idealizados por membros da comunidade regional e tem se estabelecido como parte importante do circuito de pesquisa e desenvolvimento no estado de Santa Catarina. 

Além da Unochapecó e da Fundeste, instituições mantenedoras do parque, também são parceiros o governo do estado de Santa Catarina ( através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação), associações e iniciativas regionais na indústria, no comércio e demais membros do setor produtivo. Atualmente, o Pollen conta com 13 empresas em trabalho de incubação e deve ver seis projetos alcançarem o mercado ainda em 2023. 

Ao longo destes dois anos, mais de 40 empresas e mais de 18 mil pessoas foram impactadas por essas conexões. O professor Rodrigo Barichello, diretor do Pollen Parque, destaca o papel de ligação entre os atores do ecossistema de inovação. 

“Promovemos o fortalecimento da conexão entre a academia e o setor produtivo, fomentando a transferência de conhecimento e tecnologia. As parcerias estabelecidas têm impulsionado projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, a atração e desenvolvimento de novos negócios e investimentos tem gerado empregos qualificados, impulsionando a economia local e contribuindo para um ecossistema empreendedor dinâmico”, aponta Barichello. 

 

Celebrações

O parque receberá uma série de eventos para celebrar seu segundo aniversário, a Pollen Week. A programação começa neste sábado (20), com a realização da Maratona Fotográfica , em parceria com o curso de Jornalismo da Unochapecó, que completa 25 anos neste ano.

Na terça-feira (23) pela manhã, acontece o Pollen Breakfast, que irá reunir gestores da Universidade, CEOs de empresas residentes, colaboradores, autoridades e representantes dos setores regionais. À noite, será realizado o lançamento da parceria entre o Ministério Público de Santa Catarina e o Observatório do Pollen. Ambos serão apenas para público interno e convidados.

Já na quarta-feira (24), o Pollen Parque abre as portas para receber visitantes de toda a comunidade, que poderão conhecer a estrutura e as atividades realizadas no espaço. Para finalizar a semana de comemorações, a quinta-feira (25) será de festa, com a 1ª Noite Cultural do Pollen, com apresentações artísticas e a premiação dos vencedores da Maratona Fotográfica.