SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Pollen Parque promove evento...

Pollen Parque promove evento regional inédito sobre mobilidade elétrica

O uso de tecnologias como veículos elétricos para otimização do trânsito nas cidades está em alta por várias razões, entre elas o enfrentamento de desafios na sustentabilidade e eficiência das cidades. Essa abordagem busca não apenas integrar preferência por práticas mais ‘verdes’ ao cotidiano das pessoas, mas também impulsionar a criação de infraestrutura de recarga inteligente, sistemas multimodais e modelos de negócios sustentáveis.

Com vistas à inovação e ao fomento do debate nesta temática, o Pollen Parque e o curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó promovem o I Seminário em Mobilidade Elétrica para Cidades Inteligentes. Inédito na região Oeste, o evento reunirá pesquisadores, estudantes, docentes, empresários e representantes do poder público. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Pollen Parque.

Além de palestras, painéis e exposições, o evento também contará com a inauguração de um ponto de carregamento de carros elétricos e test-drives em veículos elétricos. Para conferir a programação detalhada e inscrever-se no Seminário, basta clicar aqui.

Rodrigo Savenhago, Gerente de Negócios do Pollen Parque, explica que o objetivo do evento é fomentar a colaboração entre a comunidade acadêmica, o mercado e a indústria dentro da temática. Além de explorar as tendências de produção, a ideia é conscientizar a comunidade sobre os benefícios amplos dessa tecnologia e, assim, impulsionar o avanço significativo da mobilidade elétrica, indo além das preocupações ambientais para abordar os aspectos econômicos, sociais e regulatórios envolvidos.

“Não estamos pensando somente em transformar a maneira como nos deslocamos, mas também influenciar positivamente o desenvolvimento sustentável e como queremos a nossa Chapecó do futuro. Criamos conexões de alto valor, unindo pesquisadores, empresas, usuários e o próprio poder público sobre essa temática tão atual, para em conjunto construir soluções que possam gerar novos produtos e serviços inovadores, assim como melhorar a nossa vida em comunidade”, destaca Savenhago.

De acordo com o professor Ademar Tibola, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unochapecó, as pesquisas sobre a aplicação e o aprimoramento destes recursos impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. O docente explica que o emprego da mobilidade elétrica também provoca reflexões sobre o transporte entre os centros urbanos, seja de pessoas ou mercadorias, seja por rodovias, ferrovias, vias aéreas e afins. “A mobilidade elétrica se conecta com a redução de emissão de gás carbônico e a consequente melhoria da pureza do ar, redução de ruído e economia de recursos financeiros. A implementação bem-sucedida da mobilidade elétrica requer também o debate de políticas públicas e infraestrutura adequadas para garantir uma transição suave e abrangente para sistemas de transporte mais limpos e eficientes. Na graduação em Engenharia Elétrica, o tema se insere na sala de aula do estudo e desenvolvimento de projetos, como no caso do desenvolvimento de um veículo elétrico, projetado e construído por professores e estudantes da instituição, que estará em exposição durante o Seminário”, finaliza Tibola.
 
O I Seminário em Mobilidade Elétrica para Cidades Inteligentes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Imagens: Kindel Media/ilustração.