SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Programa NASCER abre inscrições...

Programa NASCER abre inscrições para projetos de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras

Iniciativa do Sebrae/SC conta com a parceria da FAPESC e SCTI

Apoiar empreendedores na transformação de ideias inovadoras em realidade, este é o propósito da IV edição do Programa NASCER que está com inscrições abertas até o dia 24 de setembro. Idealizada pelo Sebrae/SC, em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), a iniciativa irá selecionar até 405 propostas que passarão por um processo de pré-incubação ao longo de cinco meses.

“O programa já atendeu mais de 1.600 empreendedores e, nesta edição, formará 15 turmas em uma ação conjunta entre o Sebrae/FAPESC/SCTI – com um investimento de R$ 1,5 milhão. As ideias inovadoras apresentadas poderão ser convertidas em novos produtos, serviços ou processos inovadores, prontos para serem introduzidos e explorados no mercado”, comentou o gerente de Inovação e Startups do Sebrae/SC, Marcus Rocha, durante o lançamento realizado no Startup Summit 2023.

Durante o período de pré-incubação os empreendedores terão acesso a uma variedade de recursos e suporte, incluindo consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias, cursos e apoio institucional. O objetivo é auxiliar na criação de startups e empresas de base tecnológica que possam contribuir para o crescimento da economia do estado.

Para as inscrições, serão observados alguns critérios de admissibilidade, dentre eles: residência em Santa Catarina e a idade mínima de 18 anos. Elas devem ser feitas de forma online, tendo as propostas analisadas com base em critérios como problema e solução, inovação, perfil empreendedor, escalabilidade e gestão da equipe e recursos.

A iniciativa ocorrerá em várias cidades polo de Santa Catarina, com um foco específico em setores econômicos estratégicos locais. Cada uma delas terá suas próprias verticais de foco, abrangendo áreas como saúde, tecnologia da informação, automação, moda e agroindústria, por exemplo.

“Com o programa buscamos incorporar novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos dos ecossistemas locais de inovação dessas regiões, apoiados por metodologia validada, consolidando o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), favorecendo o desenvolvimento econômico”, complementou Rocha.

O resultado preliminar dos aprovados para o processo de pré-incubação, será divulgado no site do Sebrae/SC – Edital Nascer 001/2023 – e nas redes sociais dos parceiros envolvidos, até o dia 6 de outubro. Já o resultado final será apresentado nos mesmos meios até o dia 11 de outubro, caso não aconteça prorrogação.

Acesse aqui o edital da IV Edição do Programa NASCER e saiba mais.