SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. SCTI e Casan estabelecem...

SCTI e Casan estabelecem parceria pra aprimorar transformação digital e inovação na empresa

Foto: Divulgação / SCTI

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, esteve na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Florianópolis, na última sexta-feira, 12, para falar sobre a transformação digital da empresa catarinense cinquentenária. Primeiramente conversou com o presidente da empresa, Edson Moritz, acompanhado do diretor-administrativo, Natan Monteiro.

A visita também serviu para conhecer mais sobre a estratégia de investimentos Produto, Desenvolvimento e Inovação( PD&I) da Casan, apresentada por Felipe Góes, coordenador da área se PD&I e Thaís Garcia, assistente administrativa. Eles conversaram sobre de que forma a Secretaria pode contribuir para o processo de modernização da companhia que já acontece desde o início de 2023. A Empresa com mais de 50 anos, sob a liderança do governador Jorginho Mello, planeja ações inovadoras e ampliação da política de PD&I.

O secretário Fett considerou a visita muito produtiva. “Foi inspirador entender como a equipe da Casan está trabalhando para desenvolver novos produtos, serviços e processos que mantenham a empresa competitiva. Por determinação do governador Jorginho Mello temos como missão na SCTI contribuir para que resulte na melhoria dos serviços para quem mora em Santa Catarina”, destaca.

De acordo com Fett, esta é justamente uma das missão da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação: “contribuir para a cultura e o desenvolvimento da tecnologia nos órgãos públicos”.

“Esta reunião foi focada no desenvolvimento de novas prática aliadas a redução de custos e eficiência. Surgiram muitas ideias como outras formas de leitura dos hidrômetros e formas de otimizar custos com energia. O interesse do governo é estar na vanguarda, adotar práticas que inovam e que agregam valor”, avaliou Natan Monteiro, diretor administrativo da Casan.

Foi formado um grupo de trabalho com funcionários da Casan para colocar em prática um protocolo de intenções e assim dar andamento as tratativas com a SCTI.

A equipe técnica da secretaria acompanhou as discussões. Estiveram o diretor da Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino; o gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação, Daniel Henrique Camargo de Souza; e o assessor, Jonathan Hinckel.