5. SCTI participa de debate...

SCTI participa de debate sobre inovação e desafios da 5G para aplicação da tecnologia

O evento, realizado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) , aconteceu  em Florianópolis nesta quarta-feira dia 20 de setembro. A ideia foi promover o debate sobre a tecnologia 5G, que  trará novas oportunidades para inovação nas empresas, mudando a forma como produtos e serviços são produzidos, comercializados e consumidos.

No primeiro painel, o  diretor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, Diogo Quintino, apresentou a estrutura da secretaria e as ações que estão sendo desenvolvidas em relação a conecticidade 5G visando o desenvolvimento econômico através da inovação. “É importante o governo estar presente em eventos que tratam de temos relevantes como este para termos mais contato com a realidade do mercado e sermos mais assertivos na criação de políticas públicas”, destaca o diretor.

O Vereador Nicola Martins, de Criciúma, também participou do primeiro painel. Ele falou sobre a experiência pioneira do 5G em Criciúma, que antecipou em 3 anos a instalação desta tecnologia na cidade. Nicola também comentou sobre a necessidade de as cidades debaterem e se prepararem para esta nova fase de conexão.

Rodrigo Espíndola, assessor de inovação do CREA-SC falou sobre o InovaCrea, criado para impulsionar e conectar o Conselho a tecnologia e inovação. “A estrutura da ACATE consegue trazer soluções pra isto, em paralelo fazemos um trabalho junto as lideranças para implementar a cultura de inovação ao corpo funcional. O programa também cria ações para atuar em várias fases da jornada profissional, estabelecer parcerias para impulsionar e dar mais rentabilidade aos profissionais e empresas”, explicou Rodrigo.

Para Fernando Gomes de Oliveira Dias Neias, coordenador  do Grupo de Trabalho do 5G da ACATE,  a 5G não é apenas uma evolução do 4G. “É uma nova tecnologia que traz 3 pilares tecnológicos importantes : banda larga avançada; comunicação massiva máquina a máquina e a comunicação confiável de baixa latência. Estes 3 pilares fazem do 5G algo completamente diferente das tecnologias de comunicação móveis anteriores pois possibilitam que novos serviços e soluções sejam possíveis”, destacou.