Setor de tecnologia é destaque pelo crescimento em Santa Catarina

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) apresentou, no evento C-level Meeting, que aconteceu durante a programação do Startup Summit e contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy e o presidente da associação, Diego Ramos, o Observatório Acate, que detalha os números da tecnologia e inovação em Santa Catarina em 2024.
No ano passado o estado manteve um cenário positivo de pleno crescimento no setor de tecnologia e inovação, com o aumento da geração de empregos, número de empresas, participação do PIB, faturamento e outros. O resultado do estudo é reflexo da aliança entre setor empresarial e Governo do Estado, que desde a criação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) pelo governador Jorginho Mello, bateu recordes de investimento no setor.
“Esses números corroboram a visão que o governador Jorginho Mello teve na criação de uma pasta específica para o setor que mais cresce e gera valor à sociedade e à economia mundial. Hoje, a tecnologia tem impactado diretamente de maneira positiva a vida dos 8 milhões de catarinenses e a gestão atual do Governo do Estado tem investido cada vez mais para desenvolver Santa Catarina com inovação, além de facilitar o empreendedorismo inovador e a geração de empregos.” destacou, Edgard Usuy
O estado assumiu a 5º colocação do país no quesito faturamento, com crescimento de 11% em relação ao ano de 2023, quando ocupava a 6º posição. Outro ponto, é que no acumulado de dois anos, foram 18,5% de aumento no faturamento do setor.
Além disso, a participação do setor na economia estadual chegou a 7,75%, a terceira maior do Brasil e acima da média nacional. A tecnologia e a inovação tiveram protagonismo na geração de empregos, criando e preenchendo mais de 6 mil vagas em um ano, chegando a 100 mil colaboradores. O número de empresas foi outro ponto de destaque. Santa Catarina conta com, aproximadamente, 29,5 mil empreendimentos, crescimento de 6,2% em relação a 2023.
Os números confirmam que o setor de tecnologia e inovação de Santa Catarina tem sido um aliado no desenvolvimento econômico e social do estado, gerando empregos, oportunidades, valor e impactos positivos na vida do cidadão catarinense.