SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Transforme sua ideia inovadora...

Transforme sua ideia inovadora em realidade com o Programa Nascer

Quarta edição do Nascer foi lançada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Sebrae e a Fapesc e no Startup Summit 2023

O programa Nascer seleciona ideias inovadoras de produtos e serviços, tornando-as aptas para introdução e exploração no mercado. Oferece ferramentas tecnológicas, consultorias técnicas e mercadológicas, mentorias, assessorias e apoio institucional para a criação de startups. A quarta edição do Nascer contará com 16 turmas, sendo 15 híbridas e uma on-line.

Os encontros serão promovidos nos Polos de: Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Videira, Xanxerê e Virtual (on-line). As inscrições podem ser feitas até 24 de setembro, pelo site do Nascer no Sebrae Santa Catarina.

Em cada Polo, haverá preferência para segmentos locais, como agro, saúde, educação, tecnologia da informação e comunicação, têxtil e moda, metalmecânico, moda e design, químico e materiais, processamento de alimentos e bebidas. O edital selecionará até 405 propostas, que serão distribuídas nos Polos.

A TXM, uma startup fundada em Florianópolis, é responsável pela operação do programa NaSCer. A empresa atua no desenvolvimento e consolidação de novas empresas. Com metodologias exclusivas, TXM Business e Challenge Map, apoia empreendedores desde a ideação até a aceleração de seus negócios.


‌:: Confira o edital aqui

Turmas anteriores

A ideia de criar um ambiente on-line que pudesse conectar alunos de graduação que precisam cursar disciplinas isoladas e instituições de ensino superior que oferecessem essas disciplinas surgiu de uma situação vivida por Graciela Pelegrini, de Chapecó, durante o seu segundo curso superior. E foi com a ajuda do Programa Nascer que a empreendedora conseguiu organizar e transformar o plano em uma solução estruturada para a venda. Graciela recebeu apoio, assessoria e mentoria na primeira edição do programa e, assim como ela, outros empreendedores podem ter a ajuda necessária para pensar e validar seu projeto. As inscrições para a quarta edição do Programa Nascer estão já abertas.

O projeto de Graciela, que hoje se chama Gradu, surgiu quando ela estava fazendo a segunda graduação, em Direito, e por conta dos compromissos profissionais à época, não conseguia conciliar os horários de trabalho com o de todas as aulas. “Pensei: posso fazer disciplina isolada em outra universidade e depois pedir validação. Mas quando fui procurar a matéria, começou a dificuldade e a burocracia para achar. Em conversa com colegas que estudavam em outras instituições, percebi que o problema era o mesmo”, conta a empreendedora. “O Programa Nascer me ajudou bastante, pois foi através dele que eu tive uma metodologia para desenvolver a ideia. Eu não sabia que precisava validar com outras pessoas, por exemplo. O Nascer ajudou a organizar a ideia do projeto que eu tinha e não sabia por onde começar”, complementa.‌

Em 2022, a Incubadora Tecnológica (IncTech) do Pollen Parque Científico e Tecnológico, em Chapecó, conectou Graciela com a Dimo Soluções em Tecnologia, uma de suas startups incubadas, para colaborar no desenvolvimento do aplicativo Gradu. A solução já está pronta e indo para venda e conexão com universidades parceiras.


‌:: Confira o edital aqui e se prepare para colocar suas ideias em prática!