SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Conferência Estadual de Ciência,...

Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação: integração e debates para o desenvolvimento do ecossistema

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM GOVSC

O primeiro dia da Conferência foi marcado pelo intenso trabalho nos 4 grupos formados por representantes do governo, academia, setor empresarial e sociedade civil.

Cada grupo debateu intensamente os temas propostos pela Conferência Nacional de Brasília, já discutindo e elaborando propostas que serão apresentadas na capital federal no mês de junho. Veja os temas:

Eixo I: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Eixo II: reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas.

Eixo III: ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais.

Eixo IV: ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social

O secretário executivo adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelino Granja, representou a ministra da pasta, Luciana Santos. “É muito importante ter Santa Catarina integrando este grande pacto do Governo Federal em prol do desenvolvimento e incentivo da ciência, tecnologia e inovação. O tema da Conferência nacional é “Por um Brasil Justo e Desenvolvido” e faz um chamamento de todos os setores para contribuírem com estratégias para estes setores”, falou Marcelino.

A noite oficial da abertura foi realizada na Acate Primavera, em Florianópolis. O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, ressaltou a importância de o estado ter políticas públicas nestas áreas para preparar Santa Catarina pra um novo ciclo de desenvolvimento. “A criação da nossa Secretaria é uma prova do quanto o governador Jorginho Mello prioriza este setor como vetor de desenvolvimento. Esta Conferência é um momento muito oportuno para nos irmanarmos com setor empresarial, sociedade civil e academia para cocriarmos políticas públicas que possam de fato impactar a vida da sociedade”, destacou Fett.

Um painel sobre desafios e investimentos no setor de tecnologia e inovação também fez parte da programação. Comandado pelo jornalista Fabrício Umpierres Rodrigues, editor do portal SC Inova, contou com a participação de Diogo Quintino (Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e inovação ); Iomani Engelmann (Presidente da ACATE) ; Gilson Zimmeramnn (Coordenador do Movimento ODS Nacional em Santa Catarina) e Jacques Mick (Pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina).

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento idealizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Santa Catarina, junto com um comitê organizador composto por representantes da sociedade, academia, setor empresarial e governo.

O principal objetivo é a elaboração de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina visando o desenvolvimento sustentável do País e constituindo uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nesta quinta feira, 4 de abril, os grupos de trabalho voltam a se reunir e haverá a apresentação das propostas e resultados das reuniões, com a participação de representantes dos Centros de Inovação de Santa Catarina.