SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

  1. Início
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Dia Mundial da Criatividade...

Dia Mundial da Criatividade abre inscrições. Timbó sediará a programação local do maior movimento colaborativo de economia criativa

A Organização Mundial da Criatividade abriu as inscrições de parceiros, apoiadores e palestrantes que querem fazer parte do Dia Mundial da Criatividade em suas cidades. Com milhares de atividades totalmente gratuitas, a sétima edição do evento que faz parte do calendário oficial da ONU acontece nos dias 19, 20 e 21 de abril. Até o momento, a maior celebração colaborativa da economia criativa no Brasil e no mundo já soma 55 cidades confirmadas para 2024.

Uma delas é Timbó, no Vale Europeu, onde o Dia Mundial da Criatividade terá inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances. As inscrições de parceiros, apoiadores e palestrantes vão até o dia 20 de fevereiro e os interessados devem se cadastrar no site oficial, buscando o nome da cidade.

O Dia Mundial da Criatividade 2024 em Timbó será representado por Reginaldo Schollemberg, líder criativo, empreendedor e embaixador do programa Conecta AMVE, uma iniciativa do Centro de Inovação Blumenau e Instituto Gene, e tem como mantenedor oficial a empresa Unifique Telecomunicações S.A.

A Organização Mundial da Criatividade espera atrair voluntários que tenham identificação com a economia criativa e a inovação, principais pilares do Dia Mundial da Criatividade; inspiradores capazes de conceber palestras e workshops relevantes para gerar impacto positivo nas comunidades; gestores de espaços públicos e privados que queiram transformar esses lugares em hubs de inovação e criatividade e, por fim, parceiros interessados em contribuir com apoio institucional, de mídia, relacionamento ou patrocínio.

Tema: “Inteligências Plurais”
Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto. O objetivo, mais uma vez, é unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável com base em pilares como aprendizagem, diversidade, empreendedorismo e transformação. Para o público, as inscrições gratuitas para cada atividade serão abertas em março.

Novidades para o Festival Mundial da Criatividade
Neste ano, a novidade é que o público empreendedor e criativo ganhará mais uma data para se conectar com o tema. O Festival Mundial da Criatividade, evento antes paralelo ao Dia Mundial da Criatividade, ganha agora uma nova data no calendário anual, migrando para os dias 16, 17, 18 e 19 de outubro, com experiências, conteúdos e shows de grande impacto na cidade de São Paulo.

Atendendo aos pedidos da comunidade criativa das várias regiões do País, e com o crescimento do próprio festival, que no ano passado contou com 102 atividades e reuniu 7842 pessoas, em três dias de atividade, o evento ganhou um calendário particular. O cronograma de atrações será divulgado ao longo dos próximos meses nas redes sociais do festival ( @worldcreativityfestival ).

Sobre o Dia Mundial da Criatividade
Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 128 cidades de 19 países com a participação de mais de 140.000 pessoas.

O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

Acesse o site oficial do evento em https://worldcreativityday.com/brazil#faca-parte