5. Governo do Estado promove...

Governo do Estado promove aproximação do setor produtivo para fomentar o empreendedorismo inovador em SC

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI, Marcello Fett, realizou uma série de visitas entre quarta e quinta-feira, 17 e 18 de abril, em empresas na cidade de Rio do Sul, para apresentar projetos de inovação para pequenos e médios empreendimentos no Estado. Uma demonstração do compromisso em fortalecer a economia regional, e também abriu caminho para mostrar formas de financiamento que incentivam os negócios a investirem em inovação.

A primeira visita foi na Cassava S/A, onde encontrou-se com o presidente da empresa, Andre Armin Odebrecht; José Messias Ferreira, gente de negócios; e Gabrieli Nicoletti, R&D Manager. Depois Fett foi recebido na HBremer pela diretora executiva, Lilia Bremer Vogelbacher, onde destacou a importância de investir em inovação como chave para o crescimento sustentável. Além disso, ele apresentou diferentes opções de financiamento disponíveis em âmbito estadual e até federal, visando facilitar o acesso a recursos que possibilitem a implementação de projetos inovadores.

A agenda de quarta-feira terminou com a visita a IPM, onde conheceu a história da empresa e às soluções de sistemas para órgãos públicos, utilizado por centenas de prefeituras pelo Brasil. Ele encontrou-se com o CEO e Fundador da IPM Sistemas, Aldo Luiz Mees; e as filhas Lucia e Ana Mees, que atuam na gestão do negócio.

O secretário estadual apresentou um painel com a realidade do setor de tecnologia do Estado e reforçou o quanto existem oportunidades de financiamento para o desenvolvimento do Estado. “Temos grande quantidade de recursos disponíveis para a inovação que os empreendedores em geral desconhecem essas linhas de financiamento”, observou.

Na quinta-feira, o secretário Fett foi recebido pela diretoria da empresa Pamplona Alimentos. Em conversa com a presidente Irani Pamplona, o diretor de expansão e negócios, Junior Pamplona, e outros colaboradores da empresa, ele apresentou às iniciativas do Governo do Estado, no âmbito da SCTI, para apoiar e informar os empreendedores. “Este é um dos pilares do programa SC Inovadora, lançado em 2023 pelo Governador Jorginho Mello, que norteia o planejamento e as ações da SCTI. Queremos oferecer uma espécie de guia para ajudar o empreendedor como obter recursos para investimentos em inovação no Estado”, explica Fett.

A agenda em Rio do Sul incluiu a visitação ao Centro de Inovação Norberto Frahm – CINF, que contribuiu para o fomento do ecossistema de Rio do Sul e região. Ele encontrou-se com a Coordenadora da incubadora Gtec, Lilian Borges; o Gestor do Centro, Gabriel de Borba; secretário executivo da Agência Sassafrás, Anderson Guenther; e Marcio Oliveira, empreendedor local.

De acordo com Fett, as conversas com os empresários que impulsionam a economia catarinense têm como objetivo construir uma parceria que contribua para a divulgação e suporte de estruturação e enquadramento de pequenos, médios e grandes negócios catarinenses.

Benefícios

Os benefícios desses investimentos vão além do aspecto econômico, impactando também positivamente a sociedade local. A inovação gera empregos qualificados, estimula o desenvolvimento de novas competências e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

O assessor da SCTI, Eduardo Largura, também participou do roteiro