SCTI-Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação

Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação

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Seminário debate gestão documental, acesso à informação e proteção de dados

O primeiro seminário sobre gestão documental, acesso à informação e proteção de dados aconteceu nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo, em Florianópolis. A gestão documental no serviço público envolve a organização, armazenamento e controle de documentos para garantir sua acessibilidade e integridade ao longo do tempo.

Participaram palestrantes da Secretaria da Administração, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Eles apresentaram as melhores práticas de gestão documental, acesso à informação e a proteção de dados pessoais.

Tayse Marian Krause gerente de proteção de dados da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação, falou sobre o SGPE-e, um sistema informatizado que promove a gestão arquivística de documentos desde a sua produção até a sua destinação final. “Podemos destacar como principal benefício a agilidade do trâmite de documentos entre as instituições do Executivo, dando celeridade às ações do Governo, bem como proporciona maior controle sobre os dados e informações administrativas”, destacou Tayse.

Proteção de dados também foi assunto abordado durante o evento. Tayse destacou a interface existente entre gestão documental, proteção de dados e acesso à informação na busca pela gestão pública de qualidade. Ela também explicou como a proteção de dados perpassa por vários setores e sua relevância na execução de ações que envolvem os dados pessoais dos titulares de dados, no caso os cidadãos.

Servidores e empregados públicos de órgãos integrantes representando 48 órgãos integrantes do Sistema Administrativo de Gestão participaram do evento e puderam se atualizar sobre o tema.

O evento foi promovido pela Secretaria da Estado da Administração, através da Gerência Documental da Diretoria de Arquivo Público. “Desejamos aproximar o sistema de gestão documental do Estado, aprimorando o trabalho, esclarecendo dúvidas e compartilhando informações com os servidores. Esse evento foi o primeiro passo e, com certeza, faremos outras edições ”, destaca o diretor de Arquivo Público, Rodrigo Beirão.